Faculdade Sudamérica

Regime de Estudos Remotos

Não. Seguindo as orientações do MEC, através das Portarias 343 e 345, a Faculdade Sudamerica, instituiu na Resolução 02/2020, o Regime de Estudos Remoto, que começara no dia 01 de abril, onde as atividades acadêmicas irão ser desenvolvidas respeitando as medidas impostas pelos órgãos competentes sobre a pandemia do COVID-19. A Portaria 343 foi publicada em 17 de março de 2019. Ela autoriza a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais até a situação ser normalizada. A portaria prevê: “Substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, de que trata o art. 2o do Decreto no 9235, de 15 de dezembro de 2017”.
Estamos envolvidos em uma mesma causa de proteção e enfrentamento da pandemia do COVID-19. Com o intuito de atenuar o avanço dos contágios, colocando como prioridade a saúde de discentes, docentes e técnicos administrativos, seguindo as orientações dos órgãos de saúde competentes, todas as atividades presenciais foram suspensas. Para manutenção do período letivo, foi adotado o Regime.
É um Regime especial, instituído como uma das medidas contingenciais da Sudamérica, no enfrentamento à epidemia causada pelo Novo Coronavírus (COVID-19) com o objetivo de MANTER a prestação do serviço educacional de graduação da Instituição com a mesma qualidade que os alunos já conhecem. Os professores estão preparando as atividades remotas de acordo com o Plano de Estudos Semanais, instituído pela instituição para esse período. Neste momento, a Sudamérica está investindo em Tecnologias de Informação e Comunicação para amparar o processo de ensino-aprendizagem. Investimos também na melhoria de nossa Plataforma Platão Virtual e na capacitação dos professores e profissionais que irão dar suporte ao sistema.
Inicialmente, podemos garantir que o Regime irá contribuir para desenvolvimento de competências e habilidades, necessárias a formação profissional, além da manutenção de conteúdos pedagógica e carga horaria. Sempre que somos desafiados a sair da nossa zona de conforto, vencemos o medo, adquirimos conhecimento e crescemos.
Não. O Regime de Estudos Remoto da Sudamérica NÃO é EAD. No EAD, há um Projeto Pedagógico e ferramentas padronizadas para a oferta de um determinado curso, além disso não há professor acompanhando os alunos em cada disciplina, apenas, um tutor que chega a monitorar até 500 alunos. O Regime de Estudos Remoto, é uma medida emergencial, transitória e de garantia ao direito à educação dos alunos, além de estar autorizada pelo Ministério da Educação. A implantação do Regime Letivo Remoto não altera a modalidade de ensino dos cursos, os quais continuam sendo considerados como presenciais, e nem diminui os custos da Instituição, visto que, com a substituição temporária das aulas teóricas presenciais pelas remotas, utilizando meios e tecnologias de informação e comunicação, a Sudamérica elevou os investimentos em infraestrutura tecnológica e tem seu Grupo Diretivo, colaboradores e professores trabalhando exaustivamente no sentido de EVITAR a perda de um semestre inteiro e prejuízos maiores para todos os alunos e seus familiares. Não estamos ofertando cursos EAD para alunos que contrataram cursos presenciais. Estamos investindo em Sistemas, professores e colaboradores, os quais estão adaptando os mesmos conteúdos das aulas presenciais e dos serviços institucionais à nova, moderna e irreversível realidade neste momento atual vivido pelo Brasil e pelo mundo: um tipo de aula com apoio de tecnologia, em que os alunos experimentarão muitas inovações pedagógicas até podermos retornar ao Regime Letivo Normal.
A implantação só foi possível pois a Sudamérica já vem se preparando para inserção de tecnologia como estratégia de ensino e inovação, como recomenda o MEC, preparando o aluno para os novos desafios do mercado de trabalho, no modelo 4.0, desde 2017. O fato de possuir uma plataforma virtual, um corpo técnico e pedagógico, em trabalho contínuo e constante aperfeiçoamento, permitiu a implantação do processo com responsabilidade e respeito aos usuários. A Plataforma Platão Virtual foi desenvolvida exclusivamente para a Sudamérica. A Plataforma Platão possui uma metodologia diferenciada, que envolve inúmeros recursos e ações para que o aluno possa ter à sua disposição o máximo de informações detalhadas, de forma fácil, e interativa com o professor visando à excelência no ensino/aprendizado. Além disso foi montado um planejamento específico para este período com estruturação didático-pedagógicas de todas as ações: construção de documentos, capacitações docentes e discentes, treinamentos de corpo técnico e atualizações na plataforma.
As aulas práticas estão suspensas e, portanto, não serão substituídas por aulas remotas. Todas as atividades práticas terão um calendário de reposição, que será divulgado logo após o controle da pandemia e a permissão retorno das atividades.
Nestas disciplinas, o percentual teórico está sendo adaptado para o Regime de Estudos Remotos, usando a Plataforma Platão Virtual. O percentual prático será reposto, de acordo com o calendário de reposição, quando possível.
O calendário de reposição somente poderá ser anunciado quando houver o retorno das atividades presenciais e assim for possível contabilizar o tempo de suspensão das atividades práticas.
É possível acessar todas as ações pelo celular, inclusive enviar atividades. Caso ainda tenha limitação de acesso ao conteúdo, comunique com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico: nuap@sudamerica.edu.br
Sim. Durante a vigência temporária do Regime de Estudos Remotos, vocês continuarão tendo suas aulas, de forma remotamente. Nesse período, mesmo você não indo à Faculdade, professores, coordenadores, técnicos administrativos e direção continuaram trabalhando exaustivamente para que você, aluno, possa ter o melhor ensino, com aulas de qualidade, mantendo-se em casa. A Portaria do MEC 343 autoriza, “em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino.” Será temporário.
Não. De acordo com a Lei Federal 9870/99, a contratação de serviço dos serviços particulares se dá por anuidade ou semestralidade. O parágrafo 5 da lei, diz que “O valor total, anual ou semestral, apurado nos parágrafos procedentes, terá vigência por um ano e será dividido em 12 ou seis parcelas mensais. ” Dessa forma, embasado também na Nota Técnica n.º 14/2020/CGEMM/DPDC/SENACON/MJ, que diz no item 2.15 que “por esse motivo, nem o diferimento da prestação das aulas, nem sua realização na modalidade à distância obrigam a instituição de ensino a reduzir os valores dos pagamentos mensais ou a aceitarem a postergação desses pagamentos,” a suspensão das aulas não implica em descontos nas mensalidades. O que faço se tiver o salário reduzido ou perder o emprego por causa da pandemia? Procure imediatamente o setor financeiro para que juntos possamos encontrar uma solução temporária para pagamento das mensalidades de seu curso. Use nossos canais de comunicação: WattsApp 9106-0030 ou pelo e-mail: financeiro@sudamerica.edu.br.
Os boletos vencidos são recalculados automaticamente no agencia bancária, quando for feito seu pagamento. Neste momento de excepcionalidade, a Sudamérica não irá cobrar multas e juros por atraso no pagamento da semestralidade que vencerem neste período. Daremos uma tolerância de dois meses, por fim das restrições impostas pela pandemia do COVID-19. Logo após, permanecendo a situação de inadimplência, voltará a incidir juros e multa. Dúvidas, procure o setor financeiro, através dos nossos canais de comunicação já citados.
SIM. As atividades de estágios obrigatórios de todos os alunos regularmente matriculados, bem como os atendimentos e os serviços prestados pela Clínica Escola de Fisioterapia e pelo Núcleo de Práticas Jurídicas, estão suspensas.
Nossas aulas da Pós-Graduação também estão suspensas e quando possível, novo calendário será divulgado.
Não. A biblioteca permanecerá fechada até que as atividades presenciais sejam reestabelecidas. Todo material necessário para acompanhamento das aulas neste período de Regime de Estudos Remotos será disponibilizado pelo professor na Plataforma Platão. Durante este período a biblioteca não cobrará multas referentes a empréstimos de livros vencidos. Todos os livros que estão emprestados tiveram seu prazo de entrega prorrogado para 03 dias após o início das atividades presencias.
Contate com nossos canais de suporte: ti@sudamerica.edu.br, nead@sudamerica.edu.br ou pelo zap 9106-0030
Estão são os nossos canais de atendimento: e-mails: • secretaria: secretaria@sudamerica.edu.br, secretariageral@sudamerica.edu.br • boletos: financeiro@sudamerica.edu.br • geral: contato@sudamerica.edu.br • suporte EAD: ti@sudamerica.edu.br • biblioteca: biblioteca@sudamerica.edu.br • Coordenação Ciências Contábeis: contabeis@sudamerica.edu.br • Coordenação Direito: direito@sudamerica.edu.br • Coordenação Educação Física: educacaofisica@sudamerica.edu.br • Coordenação Fisioterapia: fisioterapia@sudamerica.edu.br • Coordenação Medicina Veterinária: medicinaveterinaria@sudamerica.edu.br • Coordenação Psicologia: psicologia@sudamerica.edu.br Watts App: 32 9106-0030

Atividades Complementares

Compreende-se como atividade complementar, aquela prevista no projeto pedagógico do respectivo curso, exigida para integralização da carga horária do curso e, a ser cumprida pelo aluno, no total de 200 (duzentas) horas, sob as várias formas à sua escolha, de acordo com o planejamento ajustado com o Coordenador de cada curso. As atividades complementares devem atender, em geral, os objetivos do ensino, da pesquisa e da extensão, cabendo ao aluno realizá-las, obrigatoriamente, em carga horária de duzentas horas. A obtenção do diploma de graduação fica condicionada ao cumprimento das atividades complementares.
A Coordenação do curso é o órgão responsável pela administração das atividades complementares e pela observância das normas regimentais e regulamentares aplicáveis, cabendo-lhe especificamente gerenciar as informações sobre a participação efetiva dos discentes para efeitos curriculares
ATIVIDADES DE PESQUISA - Total: até 140 horas ATIVIDADES DE EXTENSÃO - Total: até 160 horas ATIVIDADES DE ENSINO - Total: até 160 horas GESTÃO OU REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL – Total: até 40 horas CURSOS DE INFORMÁTICA E DE IDIOMAS – Total: até 80 horas OUTRAS ATIVIDADES RELEVANTES – Total: até 80 horas
1.1. Iniciação Científica, observado o limite máximo de 70 horas: a) elaboração de estudos ou projetos de iniciação científica, publicação de artigos, ensaios, livros ou similares na área do curso de graduação respectivo, de autoria individual comprovada e sob orientação de docente e supervisão do Coordenador do Curso: até 40 (quarenta) horas por obra. b) trabalhos intelectuais publicados em revista especializada ou periódico: até 40 (quarenta) horas por obra. 1.2. Pesquisa Institucional, observado o limite máximo de 70 horas, não se computando as exigidas em cada habilitação específica: a)participação em projeto de pesquisa institucional, liderado por docente, envolvendo empresa ou outro órgão, em que o efetivo envolvimento do aluno e a carga horária cumprida sejam devidamente comprovados por certidão ou declaração do órgão responsável: até 40 (quarenta) horas por projeto.
2.1. Eventos na área do curso de graduação respectivo, patrocinados, ou não, pela Faculdade Sudamérica, desde que aceitos pela Coordenação do Curso: até 80 (oitenta) horas a) comparecimento em congressos, simpósios, seminários, palestras, semanas acadêmicas, conferências, mesas redonda, defesas de teses ou de dissertações e afins: até 10 (dez) horas por evento. b) participação, como debatedor, em eventos na área do curso de graduação respectivo:até 20 (vinte) horas por evento. c) apresentação de trabalho, como expositor, em eventos na área do curso de graduação respectivo: até 30 (trinta) horas. d) participação em eventos culturais relacionados ao curso, patrocinados pela Faculdade Sudamérica ou outra instituição congênere, desde que aprovados pela Coordenação do Curso: até 10 horas. 2.2. Projetos e Cursos: até 80 horas a) participação efetiva em projetos, programas ou serviços de extensão na área do curso de graduação respectivo (extensão solidária ou comunitária), como função específica ou associados ao ensino, patrocinados ou não pela Faculdade Sudamérica, através da Coordenação do Curso, ou por esta aceito e validado: até 50 (cinqüenta) horas. b) participação em cursos de extensão na área do curso de graduação respectivo, ministrados pela Faculdade Sudamérica ou outra instituição congênere, desde que aprovados pela Coordenação do Curso: até 50 (cinqüenta) horas
3.1. Disciplinas de domínios conexos: até 80 (oitenta) horas. a) aprovação em disciplina(s) de domínios conexos, não prevista(s) no currículo pleno, oferecida(s) pela Faculdade Sudamérica ou instituição congênere, desde que aceita(s) pela Coordenação do Curso, e que tenham no mínimo 40 (quarenta) horas, dentre outras que venham a ser aprovadas pelo Conselho de Ensino. Obs. Caso a disciplina cursada exceda o máximo de 80 (oitenta) horas ela será computada somente até este limite. 3.2. Monitoria: até 80 (oitenta) horas a)exercício da função de monitor, com proficiência, em disciplina do curso de graduação respectivo, comprovada perante a Coordenação do Curso: até 40 (quarenta) horas por período letivo.
Gestão ou representação estudantil comprovada perante a Coordenação do Curso, observado o limite máximo de 40. a) Membro de Diretoria de Diretório Acadêmico ou outro órgão ou entidade de natureza acadêmica e sócio-cultural no âmbito da Faculdade Sudamérica: até 10 (dez) horas por período letivo. b) Representação estudantil junto a Colegiados Acadêmicos ou Administrativos e Membro de Comissão designada pela Coordenação do Curso ou pela Direção da Faculdade: até 10 (dez) horas por período letivo. c) Representante de turma eleito pelos pares: até 10 (dez) horas por período letivo
a) participação em cursos especiais e programas de capacitação na área de informática, com utilização de recursos computacionais em laboratório, sob orientação docente, no âmbito da Faculdade Sudamérica, ou fora dela, desde que validado pela Coordenação do Curso: até 40 (quarenta) horas por período letivo. b) participação em cursos especiais e programas de aprendizagem e aperfeiçoamento de idiomas estrangeiros, com utilização de laboratórios e recursos multimídia, sob orientação docente, no âmbito da Faculdade Sudamérica, ou fora dela, desde que aceitos e validados perante a Coordenação do Curso: até 40 (quarenta) horas por período letivo.
a) realização de estágios extra-curriculares em empresas, indústrias, fórum, escritórios, delegacia, clubes sociais, academias, clínicas, hospitais, associações beneficentes e outras instituições similares, públicas ou privadas, desde que aceitos e validados pela Coordenação do Curso: até 80 (oitenta) horas. b) Colaboração e participação em atividades acadêmicas: outras atividades não previstas nos itens anteriores relativas a quaisquer colaborações em atividades acadêmicas, como participação na organização de semanas acadêmicas e ciclos de palestras, oficinas de leituras e outras: até 50 (cinqüenta) horas.
A Coordenação do curso é o órgão responsável pela administração das atividades complementares e pela observância das normas regimentais e regulamentares aplicáveis, cabendo-lhe especificamente gerenciar as informações sobre a participação efetiva dos discentes para efeitos curriculares. A entrega das atividades complementares deve ser feita na secretaria, que encaminha à coordenação. A validação da atividade complementar será requerida e justificada pelo aluno interessado, instruindo o pedido com a comprovação de documento original ou cópia autenticada em cartório, constando a freqüência, comparecimento ou participação e, se for o caso, o aproveitamento, devendo, a critério da Coordenação, anexar ainda relatório circunstanciado.

Sobre emissão de documentos, diplomas, aproveitamento de disciplinas, trancamento de matriculas

Durante a vida acadêmica e/ou após a conclusão do curso, pode haver necessidade de algum documento emitido de Instituição. Para ter atendida a solicitação, o aluno deverá solicitar os documentos junto à Secretaria Acadêmica. É de responsabilidade do interessado efetuar o pagamento da taxa de expediente, que não será acrescentada à mensalidade. Cada documento pedido tem um prazo máximo para ser entregue.
Após colar grau, o aluno deverá solicitar o registro formal de seu diploma junto à Secretaria Acadêmica. O prazo máximo para a prestação deste serviço é de 120 (cento e vinte) dias a partir da data da formalização do pedido.
O aluno deverá solicitar formalmente o Aproveitamento de Disciplina Formal à Secretaria Acadêmica. Para fazer uso do aproveitamento, o estudante que tenha cursado disciplinas em outra instituição de ensino superior deverá obedecer ao semestre vigente da disciplina na grade. O prazo máximo para a prestação do serviço é de 15 (quinze) a 20 (vinte) dias úteis após a entrada da solicitação. Documentação Necessária: Original do Histórico Escolar, Original do Programa Analítico
O aluno que deseja solicitar trancamento formal de sua matrícula junto à Secretaria Acadêmica, deverá estar em dia com as obrigações contratuais. O prazo máximo para a prestação do serviço é de 2 (dois) dias úteis após a entrada da solicitação, e pagamento da Taxa de Expediente. Caso não seja efetuado em até 2 (dois) dias úteis, o pedido será desconsiderado. Documentação Necessária: Apresentação da Identidade Estudantil (Carteirinha), "Nada consta", emitido pela Biblioteca e Autorização da Gestão do curso

Endereço

Avenida Eudaldo Lessa, nº 627 Bairro Popular - Cataguases/MG

Telefone

(32) 3422-7749

Email

contato@sudamerica.edu.br
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