Faculdade Sudamérica

Atividades Complementares

Compreende-se como atividade complementar, aquela prevista no projeto pedagógico do respectivo curso, exigida para integralização da carga horária do curso e, a ser cumprida pelo aluno, no total de 200 (duzentas) horas, sob as várias formas à sua escolha, de acordo com o planejamento ajustado com o Coordenador de cada curso. As atividades complementares devem atender, em geral, os objetivos do ensino, da pesquisa e da extensão, cabendo ao aluno realizá-las, obrigatoriamente, em carga horária de duzentas horas. A obtenção do diploma de graduação fica condicionada ao cumprimento das atividades complementares.
A Coordenação do curso é o órgão responsável pela administração das atividades complementares e pela observância das normas regimentais e regulamentares aplicáveis, cabendo-lhe especificamente gerenciar as informações sobre a participação efetiva dos discentes para efeitos curriculares
ATIVIDADES DE PESQUISA - Total: até 140 horas ATIVIDADES DE EXTENSÃO - Total: até 160 horas ATIVIDADES DE ENSINO - Total: até 160 horas GESTÃO OU REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL – Total: até 40 horas CURSOS DE INFORMÁTICA E DE IDIOMAS – Total: até 80 horas OUTRAS ATIVIDADES RELEVANTES – Total: até 80 horas
1.1. Iniciação Científica, observado o limite máximo de 70 horas: a) elaboração de estudos ou projetos de iniciação científica, publicação de artigos, ensaios, livros ou similares na área do curso de graduação respectivo, de autoria individual comprovada e sob orientação de docente e supervisão do Coordenador do Curso: até 40 (quarenta) horas por obra. b) trabalhos intelectuais publicados em revista especializada ou periódico: até 40 (quarenta) horas por obra. 1.2. Pesquisa Institucional, observado o limite máximo de 70 horas, não se computando as exigidas em cada habilitação específica: a)participação em projeto de pesquisa institucional, liderado por docente, envolvendo empresa ou outro órgão, em que o efetivo envolvimento do aluno e a carga horária cumprida sejam devidamente comprovados por certidão ou declaração do órgão responsável: até 40 (quarenta) horas por projeto.
2.1. Eventos na área do curso de graduação respectivo, patrocinados, ou não, pela Faculdade Sudamérica, desde que aceitos pela Coordenação do Curso: até 80 (oitenta) horas a) comparecimento em congressos, simpósios, seminários, palestras, semanas acadêmicas, conferências, mesas redonda, defesas de teses ou de dissertações e afins: até 10 (dez) horas por evento. b) participação, como debatedor, em eventos na área do curso de graduação respectivo:até 20 (vinte) horas por evento. c) apresentação de trabalho, como expositor, em eventos na área do curso de graduação respectivo: até 30 (trinta) horas. d) participação em eventos culturais relacionados ao curso, patrocinados pela Faculdade Sudamérica ou outra instituição congênere, desde que aprovados pela Coordenação do Curso: até 10 horas. 2.2. Projetos e Cursos: até 80 horas a) participação efetiva em projetos, programas ou serviços de extensão na área do curso de graduação respectivo (extensão solidária ou comunitária), como função específica ou associados ao ensino, patrocinados ou não pela Faculdade Sudamérica, através da Coordenação do Curso, ou por esta aceito e validado: até 50 (cinqüenta) horas. b) participação em cursos de extensão na área do curso de graduação respectivo, ministrados pela Faculdade Sudamérica ou outra instituição congênere, desde que aprovados pela Coordenação do Curso: até 50 (cinqüenta) horas
3.1. Disciplinas de domínios conexos: até 80 (oitenta) horas. a) aprovação em disciplina(s) de domínios conexos, não prevista(s) no currículo pleno, oferecida(s) pela Faculdade Sudamérica ou instituição congênere, desde que aceita(s) pela Coordenação do Curso, e que tenham no mínimo 40 (quarenta) horas, dentre outras que venham a ser aprovadas pelo Conselho de Ensino. Obs. Caso a disciplina cursada exceda o máximo de 80 (oitenta) horas ela será computada somente até este limite. 3.2. Monitoria: até 80 (oitenta) horas a)exercício da função de monitor, com proficiência, em disciplina do curso de graduação respectivo, comprovada perante a Coordenação do Curso: até 40 (quarenta) horas por período letivo.
Gestão ou representação estudantil comprovada perante a Coordenação do Curso, observado o limite máximo de 40. a) Membro de Diretoria de Diretório Acadêmico ou outro órgão ou entidade de natureza acadêmica e sócio-cultural no âmbito da Faculdade Sudamérica: até 10 (dez) horas por período letivo. b) Representação estudantil junto a Colegiados Acadêmicos ou Administrativos e Membro de Comissão designada pela Coordenação do Curso ou pela Direção da Faculdade: até 10 (dez) horas por período letivo. c) Representante de turma eleito pelos pares: até 10 (dez) horas por período letivo
a) participação em cursos especiais e programas de capacitação na área de informática, com utilização de recursos computacionais em laboratório, sob orientação docente, no âmbito da Faculdade Sudamérica, ou fora dela, desde que validado pela Coordenação do Curso: até 40 (quarenta) horas por período letivo. b) participação em cursos especiais e programas de aprendizagem e aperfeiçoamento de idiomas estrangeiros, com utilização de laboratórios e recursos multimídia, sob orientação docente, no âmbito da Faculdade Sudamérica, ou fora dela, desde que aceitos e validados perante a Coordenação do Curso: até 40 (quarenta) horas por período letivo.
a) realização de estágios extra-curriculares em empresas, indústrias, fórum, escritórios, delegacia, clubes sociais, academias, clínicas, hospitais, associações beneficentes e outras instituições similares, públicas ou privadas, desde que aceitos e validados pela Coordenação do Curso: até 80 (oitenta) horas. b) Colaboração e participação em atividades acadêmicas: outras atividades não previstas nos itens anteriores relativas a quaisquer colaborações em atividades acadêmicas, como participação na organização de semanas acadêmicas e ciclos de palestras, oficinas de leituras e outras: até 50 (cinqüenta) horas.
A Coordenação do curso é o órgão responsável pela administração das atividades complementares e pela observância das normas regimentais e regulamentares aplicáveis, cabendo-lhe especificamente gerenciar as informações sobre a participação efetiva dos discentes para efeitos curriculares. A entrega das atividades complementares deve ser feita na secretaria, que encaminha à coordenação. A validação da atividade complementar será requerida e justificada pelo aluno interessado, instruindo o pedido com a comprovação de documento original ou cópia autenticada em cartório, constando a freqüência, comparecimento ou participação e, se for o caso, o aproveitamento, devendo, a critério da Coordenação, anexar ainda relatório circunstanciado.

Sobre emissão de documentos, diplomas, aproveitamento de disciplinas, trancamento de matriculas

Durante a vida acadêmica e/ou após a conclusão do curso, pode haver necessidade de algum documento emitido de Instituição. Para ter atendida a solicitação, o aluno deverá solicitar os documentos junto à Secretaria Acadêmica. É de responsabilidade do interessado efetuar o pagamento da taxa de expediente, que não será acrescentada à mensalidade. Cada documento pedido tem um prazo máximo para ser entregue.
Após colar grau, o aluno deverá solicitar o registro formal de seu diploma junto à Secretaria Acadêmica. O prazo máximo para a prestação deste serviço é de 120 (cento e vinte) dias a partir da data da formalização do pedido.
O aluno deverá solicitar formalmente o Aproveitamento de Disciplina Formal à Secretaria Acadêmica. Para fazer uso do aproveitamento, o estudante que tenha cursado disciplinas em outra instituição de ensino superior deverá obedecer ao semestre vigente da disciplina na grade. O prazo máximo para a prestação do serviço é de 15 (quinze) a 20 (vinte) dias úteis após a entrada da solicitação. Documentação Necessária: Original do Histórico Escolar, Original do Programa Analítico
O aluno que deseja solicitar trancamento formal de sua matrícula junto à Secretaria Acadêmica, deverá estar em dia com as obrigações contratuais. O prazo máximo para a prestação do serviço é de 2 (dois) dias úteis após a entrada da solicitação, e pagamento da Taxa de Expediente. Caso não seja efetuado em até 2 (dois) dias úteis, o pedido será desconsiderado. Documentação Necessária: Apresentação da Identidade Estudantil (Carteirinha), "Nada consta", emitido pela Biblioteca e Autorização da Gestão do curso

Endereço

Avenida Eudaldo Lessa, nº 627 Bairro Popular - Cataguases/MG

Telefone

(32) 3422-7879

Email

contato@sudamerica.edu.br
Seu navegador está desatualizado.
Clique aqui e faça o download de um novo browser para poder ter acesso ao site.