1. APRESENTAÇÃO

O Programa de Acompanhamento de Egressos – PAE da Faculdade Sudamérica representa o interesse da Instituição pelo conhecimento de sua realidade, tendo como base seus ex-alunos, a partir de suas informações nas áreas profissional, acadêmica e pessoal, levantando dados relevantes, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade e permanente atualização dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.

Busca, ainda, atender às diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) no que se refere às políticas de avaliação dos estudantes, tendo como foco a inserção dos egressos e a participação deles na vida da Instituição.

2. OBJETIVO GERAL

Efetuar o acompanhamento do ex-aluno, segundo as exigências e diretrizes do MEC e do INEP dentro do processo de Avaliação Institucional, estabelecendo diagnósticos que possam auxiliar nas políticas de gestão acadêmica e administrativa.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho;

b) obter, junto aos ex-alunos, elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos;

c) avaliar o desempenho da instituição, através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos;

d) implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras, que possibilitarão o acompanhamento das ações do PAE , bem como a atualização das fontes de comunicação com ex-alunos;

e) realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com a Graduação, a Pós-Graduação e mesmo a Extensão e a Iniciação Científica;

f) identificar junto às empresas os critérios de seleção e contratação, dando ênfase às capacitações dos profissionais da área buscados pela mesma.

3. METODOLOGIA

A coleta de dados para avaliação da instituição, com a participação do egresso, se dará mediante aplicação de um formulário (questionário) que será disponibilizado no site da Faculdade denominado “Cadastro de ex-alunos da Sudamérica”, visando a obter informações. Esses dados serão consolidados pela Coordenação de Autoavaliação Institucional e repassados à Coordenação Pedagógica, à Direção a às Coordenações de Cursos, como subsídio para um melhor conhecimento da realidade da organização didático-pedagógica, infraestrutura e corpo docente.

4.VINCULAÇÃO DO PROGRAMA

O Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) deverá estar vinculado à Coordenação Psicopedagógica.

5. PROPOSTA DO PROGRAMA

1. Ser um canal de integração entre o ex-aluno e a Instituição.

2. Concentrar as atividades de acompanhamento dos egressos de todos os cursos da Sudamérica, funcionando como centro de informação, com as atribuições de:

a) elaborar questionário para avaliação da Faculdade Sudamérica pelo egresso;

b) implantar Banco de Dados;

c) estabelecer uma comunicação direta com os egressos, mediante convites para proferir palestras e ministrar oficinas e cursos de extensão.

d) estimular qualificação por meio de descontos em novas graduações, pós-graduação, cursos de extensão e outras capacitações.

6. QUESTIONÁRIO DO PROGRAMA

O Questionário do programa pode ser preenchido pelos estudantes egressos clicando aqui.