Faculdade Sudamérica

A FACULDADE SUDAMÉRICA é uma Instituição de Ensino Superior apta a ministrar cursos superiores de graduação nas mais diversas áreas do conhecimento, cursos de pós-graduação e a desenvolver atividades de pesquisa e de extensão.Tendo sua mantenedora sido fundada no ano de 1999, desde o seu credenciamento por parte do Ministério da Educação e o funcionamento do seu primeiro curso de graduação tem, na sua trajetória, elegido como preponderante o fator qualidade.

Formada por um corpo de profissionais com décadas de experiência no setor educacional, a SUDAMÉRICA acredita na educação como meio de minimização das diferenças e da transformação social.
Buscando sua tônica na elaboração de uma Proposta Pedagógica inovadora, dinâmica e sintonizada com os novos tempos, a FACULDADE SUDAMÉRICA capacita seus egressos/discentes para atuar de acordo com as novas demandas exigidas pelo mercado de trabalho.

Para isso, a FACULDADE SUDAMÉRICA reúne os melhores talentos docentes, portadores da qualificação e da titulação de mestrado e/ou doutorado, necessária para exercer as atividades de docente na Instituição.
Neste contexto, a Política Pedagógica da FACULDADE SUDAMÉRICA constitui-se, pois, em um instrumento que estimula o pensamento coletivo, a produção construída com a participação de todos os profissionais da Instituição, atentos ao papel de revitalizadores do processo educativo, atualizando e garantindo o compromisso com a reflexão, solidariedade e ação.

A Direção Geral da FACULDADE SUDAMÉRICA está a cargo do Prof. Alcino Leite Antonucci desde 15 de dezembro de 2008, profissional altamente qualificado, tendo dedicado toda sua vida ao setor educacional. O Prof. Alcino Leite Antonucci é Graduado em Letras e Pós-graduado em Educação, sua experiência na área educacional é ampla, tendo exercido a docência de de Língua Portuguesa, Linguística, Redação e Literatura em diversas instituições educacionais. Na área administrativa, foi Vice-diretor de escolas estaduais, posteriormente, Vice-diretor e Diretor Geral de Instituições de Ensino Superior no Estado de Minas Gerais, durante vinte e cinco anos. Atualmente, exerce com exclusividade o cargo de Diretor da Faculdade Sudamérica.

MISSÃO INSTITUCIONAL
Atender aos anseios da educação superior da comunidade, promovendo a educação através do ensino, pesquisa e extensão, gerando recursos humanos competentes para contribuir com o desenvolvimento científico, econômico, social, político e cultural de Cataguases e Região, na busca da melhoria da qualidade de vida de sua população.

CREDENCIAMENTO NO MEC
Portaria nº2.634, de 19 de setembro de 2002

OBJETIVOS
A SUDAMÉRICA, como Instituição de Ensino Superior, tem por objetivos, na área dos cursos que ministra:

  • Estimular a criação cultural, o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
  • Formar cidadãos aptos para a inserção na vida profissional, para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, colaborando na sua formação integral;
  • Prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
  • Promover a extensão, aberta à comunidade, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural geradas na instituição;
  • Empreender um processo educativo que favoreça o desenvolvimento de indivíduos dotados de capacidade crítica, de autonomia intelectual, eticamente responsáveis e comprometidos com a resolução dos problemas sociais;
  • Buscar soluções para os problemas do desenvolvimento sustentável e responsável, por meio de procedimentos teóricos e das práticas de gestão ambiental;
  • Formar empreendedores com capacidade de pensar, agir, escolher, selecionar, objetivando a inserção no mercado de trabalho;
  • Incentivar a qualificação do corpo docente e técnico, visando à melhoria contínua;
  • Ampliar as parcerias com empresas, instituições públicas e privadas, movimentos sociais e comunidades;

A SUDAMÉRICA busca promover e manter a excelência no ensino superior, visando a formar profissionais qualificados que, através do conhecimento científico adquirido em sua formação acadêmica, possam responder às exigências de um mercado cada vez mais competitivo, entendendo que o cenário atual demanda novas exigências, valorizando o ser pensante e o trabalho inter e multidisciplinar.
A práxis pedagógica da SUDAMÉRICA prima pela formação integral do discente enquanto sujeito agente da comunidade.
As principais referências, que serão utilizadas para estabelecer o plano de desenvolvimento da IES no período de 2019 – 2023, têm como pilares sustentadores os seguintes eixos:
Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional
Eixo 2 - Desenvolvimento Institucional
Eixo 3 - Políticas Acadêmicas
Eixo 4 - Políticas de Gestão
Eixo 5 – Infraestrutura

VALORES
Como valores que sustentam os trabalhos desenvolvidos na SUDAMÉRICA, tem-se:
• Administração com transparência e respeito à diversidade;
• Compromisso com a excelência;
• Inovação e criatividade na construção do conhecimento;
• Integridade e seriedade;
• Responsabilidade Social.

VISÃO
Em se tratando das particularidades filosóficas, a SUDAMÉRICA tem por princípio salientar algumas visões, conforme se apresentam abaixo:
Visão Generalista – Pretende-se que os profissionais formados pela SUDAMÉRICA possuam uma visão generalista de organização, do macro e do micro ambientes em que estão inseridos, bem como, a capacidade de atuarem nas especificidades dos problemas das Organizações Públicas e Privadas, independente do porte e localização destas.Visão Humanística – Intenta-se, pois, que os profissionais formados pela SUDAMÉRICA possuam capacidade de interagir com outros indivíduos em seu ambiente de trabalho, em busca da qualidade relacional e produtiva. Para tanto, trabalhar-se-á com o objetivo de que ele possua capacidade de interpretar as necessidades sociais do meio em que se insere e possa propor mudanças que visem melhorar a qualidade de vida da população.Visão Multidisciplinar – Pretende-se que os profissionais egressos da SUDAMÉRICA evidenciem capacidades de iniciativa, percepção, negociação, liderança, trabalho em equipe, cooperação e espírito empreendedor.

METAS
Como metas a serem atingidas, a Sudamérica propõe tornar-se um centro educacional de qualidade e desde o início de seu funcionamento e com a definição de sua identidade como instituição de ensino, a Instituição tem como meta e fator preponderante o oferecimento de uma educação efetivamente de qualidade.
Com perspectivas de consolidação atividades investigativas (iniciação científica) e de ter forte participação na comunidade em que está inserida, a SUDAMÉRICA tem metas definidas para a consecução de seus objetivos para os próximos cinco anos.
Assim, as práticas pedagógicas adotadas sempre terão por objetivo a perpetuidade da instituição e sua legitimação perante a sociedade. No caso presente, o horizonte delineado é o de 05 anos e é nesse período em que o planejamento, que os esforços deverão ser direcionados de forma que a Faculdade Sudamérica chegue ao final do período como um centro qualificado de ensino capaz de propiciar:

  • Um ensino de qualidade, e para isso, utilizando de recursos tecnológicos de vanguarda e sintonizados com a modernidade.
  • O oferecimento de uma formação que permita a flexibilidade profissional exigida pelo mercado em constante modificação, facilitando a apreensão de novos conhecimentos.
  • Capacidade analítica, permitindo entender a realidade, interpretar fatos, apontar alternativas e formalizar a tomada de decisões.
  • Uma formação humanista que possibilite o profissional a entender o caráter social e ético de sua profissão, mantendo como objetivo o bem estar da sociedade e da redução das desigualdades sociais.
  • Senso crítico desenvolvido que aliado ao sentido investigativo, o encaminhe para a busca de novos conhecimentos, qualquer que seja sua área de atuação.
  • Possibilidade de exercitar o questionamento como forma de compreender, avaliar e comparar, facilitando a busca de novos conhecimentos.
  • Capacidade de expressão verbal e escrita que permita a defesa e a comunicação correta de suas ideias e convicções, apoiadas em princípios teóricos comprovados.
  • Para atingir suas metas e objetivos a Faculdade Sudamérica pretende utilizar-se dentre outras das seguintes estratégias:
  • Facilitação para a qualificação dos docentes;Implantação da Revista da Faculdade Sudamérica;
  • Integração do Diretório Acadêmico nas atividades planejadas;
  • Intercâmbio Faculdade/comunidade através de Projetos de Pesquisa e Extensão;
  • Prestação de serviços sociais na área de cada projeto oferecido pela Faculdade Sudamérica;
  • Campus com prédio próprio, com equipamentos necessários para desempenho de qualidade;
  • Multidisciplinariedade como uma qualidade da SUDAMÉRICA;
  • Garantia da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão;
  • Implementação de cronograma para as atividades e/ou trabalho extraclasse;
  • Implementação de seu programa de avaliação institucional com a finalidade de dar suporte à reflexão de suas ações e suas eventuais correções de rumos caso seja necessário;
  • Oferecimento de novos cursos de graduação e pós-graduação.
  • Credenciamento da Instituição na modalidade de Ensino à Distância (EAD), para proporcionar ensino superior aos estudantes que não tem acesso e não tem condições econômicas para estudarem em outras cidades.

No que tange efetivamente ao cronograma de expansão de cursos nos próximos cinco anos, a Instituição elaborou seu PDI, levando em consideração as condições políticas e econômicas do País.

CONHEÇA O CURSO

Endereço

Avenida Eudaldo Lessa, nº 627 Bairro Popular - Cataguases/MG

Telefone

(32) 3422-7879

Email

contato@sudamerica.edu.br
Seu navegador está desatualizado.
Clique aqui e faça o download de um novo browser para poder ter acesso ao site.