Faculdade Sudamérica

Atividade acadêmica leva musculação para mulheres acima de 60 anos de idade
Um programa de atividade física e qualidade de vida voltado para musculação, exclusivo para mulheres entre 60 e 80 anos de idade, está sendo desenvolvido por alunos dos cursos de Educação Física e de Fisioterapia da Faculdade Sudamérica em Cataguases. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e da Academia Boa Forma, que é vizinha daquela instituição de ensino. As aulas devem começar no início de julho e, antes, as participantes deverão assistir a uma palestra com uma nutricionista.
 
O projeto está sendo desenvolvido pelas alunas Agda Regina Morais de Oliveira e Stefany Gomes da Silva, do nono período do curso de Fisioterapia sob a supervisão do professor Mauro Lúcio Mazini Filho, coordenador do Curso de Educação Física daquela Faculdade e doutorando na área. O objetivo do programa é, claro, motivar a prática da atividade física entre as pessoas desta faixa etária, mas é também de caráter científico, e pretende provar que a musculação é mais eficiente que as demais atividades na qualidade de vida das pessoas. 
 
O programa em andamento é um "braço" do doutorado de Mauro Mazini, conforme ele mesmo explica e quer mensurar os níveis que esta atividade traz benefícios para esta faixa etária. A opção por mulheres, segundo revela Agda, foi por conta de uma estatística que revela serem elas as que mais cuidam da própria saúde. Assim, o projeto pretende atender ao maior número possível de interessadas inscritas, não havendo limite de vagas."Para participar basta a pessoa interessada apresentar um atestado médico informando que ela está apta a fazer exercícios físicos", revela Mauro. 
 
As aulas de musculação serão desenvolvidas duas vezes por semana, na academia Boa Forma, pela manhã, gratuitamente, com o acompanhamento dos profissionais e alunos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Sudamérica, acrescenta Agda. Para participar do programa, lembra Agda, é preciso, primeiro, preencher uma ficha de inscrição na Praça de Esportes, confirmando assim sua matrícula. As aulas serão sempre às quartas-feiras e sábados, pela manhã, com até uma hora de duração, "contando aí o período de aquecimento e alongamento", lembra Agda, acrescentando que as pessoas que aderirem ao projeto tenham persistência e não desistam no meio do caminho "até porque elas precisam se darem este tempo para verem o resultado em si mesmas", completa

Data de Publicação: 08/06/2017
Autor: Marcelo Lopes
Fonte: www.marcelolopes.jor.br
Leia outras notícias

Endereço

Avenida Eudaldo Lessa, nº 627 Bairro Popular - Cataguases/MG

Email

contato@sudamerica.edu.br
Seu navegador está desatualizado.
Clique aqui e faça o download de um novo browser para poder ter acesso ao site.