COMUNICADO IMPORTANTE SOBRE A REMATRICULA

Á Comunidade Acadêmica,

Como todos já percebemos, os tempos são outros! Foi necessário um contratempo desastroso para acelerar nossa compreensão de que a visão do mundo tem de mudar.

A Faculdade Sudamérica, sempre apoiada por seu mantenedor, o Instituto Nacional Ltda. e seguindo, fielmente, orientações do Ministério da Educação, do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura de Cataguases, observando as práticas de outros órgãos afinados com o processo educativo, planejou o “Regime de Estudos Remotos”. E com a participação de toda a Comunidade Acadêmica, Alunos, Coordenadores de Curso, Professores, Equipe Administrativa e Equipe do Regime de Estudos Remotos, estão sendo realizados os trabalhos do primeiro semestre letivo de 2020. O planejamento foi postado no Ministério da Educação, conforme orientações do próprio MEC.

Evidente é que as costumeiras condutas, por parte de todos, tiveram de ser alteradas. E, já quase no final do semestre, podemos dizer que o sucesso é visível, o que não quer dizer que não houve problemas. Com a participação de todos, tais imprevistos foram e são resolvidos.

Todos com a disposição de ouvir sugestões e de alterar o planejado, quando necessário.

Entendendo o momento vivenciado, respeitando a situação em que muitos se encontram, não só do ponto de vista dos cuidados pessoais com a saúde que temos de ter, como também das dificuldades econômicas a que estamos submetidos, todos, inclusive as instituições educacionais, a Faculdade Sudamérica, através de seu mantenedor, o Instituto Nacional Ltda., comunica que oferecerá um benefício de 20% na parcela de rematrícula, a todos os alunos que a quitarem em dia.

A SUDAMÉRICA reforça ainda as medidas que não haverá cobrança de juros e multas nas mensalidades vencidas nos meses de março, abril, maio e junho além de flexibilizar o processo de negociação de débitos, analisando individualmente cada caso para que possamos atender a todos, entendendo a particularidade de cada situação, a fim de auxiliar os estudantes neste período e que consigam não interromper seus sonhos.

No dia 16/06/2020, foi publicada a Portaria MEC 544, que estende até 31 de dezembro a autorização, excepcionalmente, da substituição das disciplinas presenciais, em cursos regularmente autorizados, por atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais.

Foi uma forma encontrada pelo MEC para que as Instituições de todo o Brasil possam organizar o segundo semestre de 2020. Em nenhum trecho afirma que as aulas presenciais estão suspensas, que não retornarão ou que somente poderá acontecer o Regime de aulas remotas adotados pelas IES, até 31 de dezembro.

Porém a SUDAMERICA está se preparando para voltar de forma presencial,! Vamos aguardar as orientações dos órgãos reguladores para seguirmos, RIGOROSAMENTE, todas as normas estabelecidas e voltar a nos encontrar de forma presencial.

Quanto às disciplinas com carga horária destinada a atividades práticas, previstas nos planos de cursos, elas serão repostas assim que forem liberadas as atividades presenciais, conforme o desenvolvimento de habilidades pretendidas em cada disciplina. Essas disciplinas ficarão em aberto no sistema WebGiz e, completadas a carga horária e distribuída a pontuação, o fechamento da disciplina será feito.

Essas aulas de reposição de conteúdo prático, assim como os estágios obrigatórios, serão repostos e o aluno não pagará novamente por ela. O pagamento já foi realizado. Um calendário de reposição será divulgado, assim que possível o retorno das atividades presenciais.

Como vocês já anunciado, o calendário acadêmico foi reestruturado ao longo do Regime de Estudos Remoto. Os dias letivos foram ampliados. Sábados letivos ocorreram. Essa reestruturação propiciou que o semestre letivo finalize no dia 17 de julho de 2020. As provas de segunda chamada irão acontecer no dia 17 de julho de 2020 e a prova final no dia 21 de julho de 2020.

Um novo semestre se aproxima. Iniciaremos no dia 03 de agosto de 2020. Conte com a equipe SUDAMÉRICA para continuar realizando seu sonho. O Regime de Estudos Remotos não é EAD. Seu curso continua sendo presencial. Os conteúdos estão sendo adaptados a uma nova realidade mundial da educação. O Regime de Estudos Remotos desenvolve novas competências e habilidades, necessárias a formação profissional, além da manutenção de conteúdos pedagógicos. Aproveite. Sempre que somos desafiados a sair da nossa zona de conforto, vencemos o medo, adquirimos conhecimento e crescemos.

Prof. Alcino Leite Antonucci

Diretor Geral