1º dia da Semana de Fisioterapia

O fisioterapeuta e palestrante, Me. Thiago Timóteo, ressaltou a importância do evento. "É sempre um prazer falar com acadêmicos; esses encontros são muito interessantes para trazer novos conhecimentos. A vertente que eu trouxe é mais voltada para a Fisioterapia Esportiva e para aspectos preventivos que são um campo que tem crescido muito e são de extrema importância - nossos profissionais são reconhecidos no mundo todo. Vou falar um pouco mais sobre prevenção, já que muitas das vezes só falamos da reabilitação", disse Thiago. A segunda palestrante da noite, a fisioterapeuta residente no HU da UFJF, Ariane Barros, falou sobre a dor. "Eu vou dissertar sobre a avaliação da dor no contexto biopsicossocial. É um tema relativamente novo pra mim e é interessante estar podendo passar a minha vivência com relação ao assunto. A abordagem biopsicossocial considera o indivíduo como um todo, é diferente do modelo que era empregado há um tempo atrás que considerava só a doença. Essa nova abordagem serve para todos os contextos de saúde e é uma forma de abordar o indivíduo no seu âmbito biológico, social e psicológico, de uma forma que esses três domínios conversem entre si", ressaltou.

De acordo com a coordenadora do curso, Ana Luiza Possani, com o tratamento tradicional há uma melhora significativa nos pacientes, mas nem sempre a taxa é de 100%. "Foi um grande despertar perceber que ao abordarmos outras questões que envolvem e repercutem na área motora, a gente notou uma melhora ainda maior. No Grupo Terapêutico, nós conseguimos fazer isso e os alunos têm essa vivência e é um grande crescimento para eles. Hoje, falaremos sobre temas técnicos mas que serão abordados com esse olhar global sobre o paciente", explicou Ana. O diretor geral da Sudamérica, Alcino Antonucci, marcou presença no evento, como de costume, prestigiando os alunos e profissionais que organizam a Semana.

Neste ano, a Semana de Fisioterapia promove uma ação social visando o reconhecimento dos locais de estágio. Os acadêmicos já passaram pela APAE de Cataguases e Leopoldina, e pelo Lar São Vicente de Paulo e pelo Asilo Santo Antônio. Para agradecer e retribuir o carinho, neste primeiro dia, foi recolhido leite para a APAE de Cataguases; no segundo dia, serão recolhidas fraldas geriátricas, para os asilos; no última dia, brinquedos para as crianças da APAE de Leopoldina, por pedido deles.

Ainda dá tempo de participar!

Data de Publicação: 17/10/2018